quinta-feira, 7 de abril de 2011

Princípios do bom Layout

O layout organiza os elementos gráficos (título, olho, subtítulos, chamadas, texto, fotos, ilustração, boxes) num conjunto harmonioso que é visto antes do texto. A seguir, alguns princípios de um bom layout e exemplos de grandes diretores de arte.

(Alexei Brodovitch foi diretor de arte da revista Harper’s Bazaar, trabalho que o tornou internacionalmente conhecido. Na verdade, Brodovitch influenciou a estética do design editorial norteamericano, especialmente das revistas de moda, introduzindo o estilo funcionalista do moderno design gráfico europeu)


Unidade
Cada página deve estar de acordo com a missão e o formato gráfico da revista para manter uma unidade visual do começo ao fim. Partes sem um fio condutor, diferentes umas das outras, desintegram o visual.


Sequência
A revista tem uma terceira dimensão – a profundidade – criada pela evolução das páginas. O folhear produz um conjunto sequencial de impressões, o que está na página seguinte será afetado pela anterior. O que o leitor sente ao virar a página? Suavidade? Surpresa? Susto? A sequência das páginas tem um ritmo que pode ter compassos rápidos, fortes, lentos ou delicados. O espelho marca o ritmo da revista com surpresas ou grandes atos, onde estarão o que de melhor é oferecido na edição. (Espelho: é a sequência total de páginas de uma revista).


Simplicidade
Produzir um layout simples é mais difícil do que empenhar-se para demonstrar o esforço do design. Essa é a diferença entre um design bom e um excelente. O importante e tornar a revista acessível aos leitores e não atraente para os iniciados da comunidade artística. O bom design não chama atenção para si mesmo.

Organização
Parte importante do bom design é organizar as páginas de maneira a orientar claramente a ordem de leitura, encaminhar o olhar para cada parte da revista. Evitar que o leitor fique confuso sem saber o que ler em seguida e descobrir que está lendo na ordem errada depois de ter lido várias linhas. É função do layout estabelecer uma hierarquia visual que encaminha o olhar de forma lógica e indica o que é mais importante e em que ordem cada elemento deve ser olhado.

Contraste
Além de ajudar a estabelecer uma hierarquia, o contraste ajuda a dar movimento e graça para o layout, através do tamanho, peso, cor e formas. O contraste é um recurso valioso para destacar o que é mais importante ou o que melhor transmite o conteúdo ou uma determinada emoção.

Espaço em branco
O espaço em branco é um importante recurso na composição do layout. Quando em torno de títulos, olhos, subtítulos, parágrafos e entrelinhamento de texto, contribui para maior clareza e velocidade de leitura. Diretores de arte adoram espaço em branco.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Observação: somente um membro deste blog pode postar um comentário.